brasil-politica

Os 5 artigos mais lidos do blog em 2016

Imprimir

2016 foi um ano intenso para a política brasileira. Alguns assuntos foram mais polêmicos, outros ganharam maior destaque na mídia, outros terminam o ano sem conclusão, como por exemplo, a Operação Lava-Jato. Relembre abaixo os 5 posts mais lidos no ano de 2016:

1) Só querem saber da crise

Uma análise de Everardo Maciel sobre a crise, escrito em Abril. Um impeachment e uma virada de ano depois, alguns sinais de melhora foram dados, mas o Brasil permanece em crise.

2) Quem fala demais…

Em Março o juiz Sérgio Moro decretou o fim do sigilo de uma série de gravações envolvendo o ex-presidente Lula. Preparamos uma lista com os 13 trechos mais constrangedores. Ouça novamente, se for capaz.

3) O Congresso é quem manda

No mês de Abril, Marcelo Vitorino publicou uma análise sobre a possibilidade de então, de que Michel Temer fosse interino. Pelo visto, Temer entendeu melhor que Dilma que sem negociar com o Congresso, é impossível ter governabilidade.

4) Oi?

A ex-presidente Dilma era famosa por alguns trechos de discursos, digamos, meio complicados de entender. Reveja a lista com as 10 frases de Dilma que ninguém entendeu.

5) Ciro em 2018?

As eleições presidenciais em 2018 serão uma incógnita. Mesmo ferido pela Operação Lava-Jato, Lula não deixa de ser um nome forte. Resta saber se estará apto a disputar o pleito. Marina Silva é vencedora em algumas pesquisas prévias. Ciro Gomes também poderia ser uma alternativa, mas ter se aproximado do PT pode não ter sido uma boa estratégia. Releia o artigo.

Para continuar acompanhando o cenário político em 2017, e ter acesso a análises consistentes, continue acompanhando o Blog da Política Brasileira. Assine a newsletter na barra lateral.

Loading Facebook Comments ...

Artigos relacionados

Sem dinheiro para os rábulas


O Estadão publicou no último dia 27 de março levantamento sobre a posição de 14 candidatos à Presidência da República em relação à possibilidade de prisão em segunda instância. A chamada esquerda votou contra a atual, e frágil, jurisprudência.

Ler mais

O Sistema Político Brasileiro faliu e precisa ser reinventado


O Sistema Político Brasileiro, por razões estruturais e operacionais de suas instituições, é um dos mais complexos, fragmentados, caros e ineficientes do mundo. Ademais, o Parlamento convive diuturnamente com episódios de corrupção, vulnerabilidade aos lobbies e captura pelo Executivo.

Ler mais

Os ratos da Lava-Jato e o apartheid carcerário


Quando decidiram que era tarde da noite para decidir sobre a prisão em segunda instância, os juízes da Suprema Corte abriram uma brecha para a soltura dos meliantes do erário. Se decretarem a alforria de ladrões graúdos, os onze supremos sufetas estarão sepultando a Lava-Jato.

Ler mais

A lógica do paternalismo e o Estado controlador


A influência que a esquerda exerce sobre as redações, a academia e o mundo artístico propaga conceitos ideológicos como se fossem verdades certificadas. Quem discorda é patrulhado por “especialistas” arregimentados pela mídia em geral – que, mais das vezes, busca quem confirme sua tese.

Ler mais