eleicoes-2016

Blog antecipou aliança entre PMDB e PSD em São Paulo

Imprimir

A senadora Marta Suplicy (PMDB) e o vereador Andrea Matarazzo (PSD) confirmaram a aliança para a disputa pela prefeitura de São Paulo. Marta será a candidata a prefeita tendo Matarazzo como o vice da chapa.

O Blog da Política Brasileira foi o primeiro veículo de comunicação a considerar a possibilidade desse cenário, quando escrevi o artigo, em 28 de Junho, intitulado “Pressão por aliança pode forçar arranjo PMDB-PSD”.

A aliança entre Marta e Matarazzo modifica a disputa em São Paulo. Além de garantir um bom tempo de TV para a senadora do PMDB, crescem as chances dela estar no segundo turno. Como consequência, aumenta o risco do prefeito Fernando Haddad (PT) ser derrotado já no primeiro turno.

A coligação entre PMDB e PSD também explicita a divisão no PSDB. Vale recordar que após o empresário João Doria Júnior vencer as prévias contra Andrea Matarazzo (então no PSDB), o hoje chanceler José Serra foi um dos principais articuladores da saída de Matarazzo do PSDB para ingressar no PSD.

Nas últimas semanas, Serra juntamente com o presidente nacional do PSD, e ministro de Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, articularam, via Brasília, junto com a cúpula do PMDB, a aliança com Marta Suplicy.

Mais do que a disputa pela prefeitura da capital paulista, o futuro dos tucanos em 2018 estará sendo jogado. Novamente, José Serra e o governador Geraldo Alckmin estarão em lados opostos, assim como ocorreu em 2008, ano em que Serra trabalhou para reeleger Kassab (então prefeito de São Paulo) mesmo tendo Alckmin como o candidato a prefeito do PSDB naquela oportunidade.

Loading Facebook Comments ...

Artigos relacionados

Sem dinheiro para os rábulas


O Estadão publicou no último dia 27 de março levantamento sobre a posição de 14 candidatos à Presidência da República em relação à possibilidade de prisão em segunda instância. A chamada esquerda votou contra a atual, e frágil, jurisprudência.

Ler mais

O Sistema Político Brasileiro faliu e precisa ser reinventado


O Sistema Político Brasileiro, por razões estruturais e operacionais de suas instituições, é um dos mais complexos, fragmentados, caros e ineficientes do mundo. Ademais, o Parlamento convive diuturnamente com episódios de corrupção, vulnerabilidade aos lobbies e captura pelo Executivo.

Ler mais

Os ratos da Lava-Jato e o apartheid carcerário


Quando decidiram que era tarde da noite para decidir sobre a prisão em segunda instância, os juízes da Suprema Corte abriram uma brecha para a soltura dos meliantes do erário. Se decretarem a alforria de ladrões graúdos, os onze supremos sufetas estarão sepultando a Lava-Jato.

Ler mais

A lógica do paternalismo e o Estado controlador


A influência que a esquerda exerce sobre as redações, a academia e o mundo artístico propaga conceitos ideológicos como se fossem verdades certificadas. Quem discorda é patrulhado por “especialistas” arregimentados pela mídia em geral – que, mais das vezes, busca quem confirme sua tese.

Ler mais