eleicoes-2018

ESPECIAL: Bolsonaro bom de largada

Imprimir

O cenário eleitoral com ou sem Lula, descritos anteriormente podem ser observados com maior nitidez quando se analisam as pesquisas de intenção de voto disponíveis. Nas três sondagens sobre a sucessão presidencial de 2018 (Datafolha, CNT/MDA e Poder 360), Lula (PT) lidera as simulações de primeiro turno e hoje teria uma vaga praticamente certa no segundo turno.

Pesquisa presidente jair bolsonaro

Jair Bolsonaro (PSC-RJ) continua demonstrando um bom percentual para a largada da corrida presidencial e aparece em segundo lugar nas três sondagens realizadas.

Há o risco de o PSDB ficar fora do segundo lugar, caso esse cenário se mantenha até 2018. Isso porque as opções do partido (o governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria) estão atrás de Bolsonaro e da ex-senadora Marina Silva (REDE-AC). Outro risco tanto para Bolsonaro quanto para o PSDB é uma eventual aliança entre Marina e o ex-ministro Joaquim Barbosa, o que aumentaria o potencial eleitoral da ex-senadora.

Com o ex-presidente Lula (PT) candidato e Marina contando com um piso muito similar ao dela própria no primeiro turno das eleições presidenciais de 2010 e de 2014, Ciro Gomes (PDT-CE) encontra dificuldades para se credenciar como alternativa.

Segundo turno indefinido

Ainda que Lula tenha uma vaga bem encaminhada para o segundo turno, o quadro sucessório apresenta uma imprevisibilidade considerável. Isso ocorre porque ainda há um grande percentual do chamado “não voto” (brancos, nulos e indecisos), reunindo entre 20% e 30% do eleitorado. Além disso, há uma proximidade nas intenções de voto de Bolsonaro, Marina, Barbosa, Alckmin e Doria, fato que deixa em aberto a vaga do candidato “anti-lula” no segundo turno.

No cenário sem Lula como candidato do PT, o grau de imprevisibilidade fica ainda maior. Tendo como base as pesquisas disponíveis a respeito desse quadro (Datafolha e Poder 360), Jair Bolsonaro assumiria a liderança da corrida eleitoral, de acordo com sondagem do site Poder 360. No Datafolha, o primeiro lugar fica com Marina Silva, herdando parte do eleitorado lulista.

Quem também cresce com a ausência de Lula é Ciro Gomes. Mesmo estando atrás de Marina na pesquisa Datafolha, ele já aparece tecnicamente empatado com a ex-senadora na sondagem do Poder 360.

Veja abaixo a comparação entre as pesquisas Datafolha, CNT/MDA e Poder 360:

ESPECIAL: Lula/2018, com ou sem?

Veja outros textos desta série especial pré-eleições:

Especial: Para enfrentar Lula, Bolsonaro ou Alckmin

ESPECIAL: Sem Lula o PT vai de plano B

Loading Facebook Comments ...

Artigos relacionados

Para vencer, Haddad precisa virar 10 milhões de votos em Bolsonaro


Se quiser ocupar o 3º andar do Palácio do Planalto a partir de 2019, Fernando Haddad (PT) precisará convencer 10 milhões de eleitores que tencionam votar em Jair Bolsonaro (PSL) a mudar de lado. O cálculo é baseado na última pesquisa do Datafolha de intenção de voto divulgada nesta quarta

Ler mais

De acordo com Ibope e Datafolha, eleitores apoiam a Velha Política


Pelo visto, o eleitor está satisfeito com os velhos políticos. Pesquisas de intenção de voto – tanto as majoritárias (abundantes) quanto as proporcionais (escassas) – apontam que políticos de velha cepa continuarão no comando dos executivos estaduais e das assembleias legislativas.

Ler mais

Datafolha e Ibope calculam 48 milhões eleitores pensando


As duas últimas pesquisas de intenção de voto do Datafolha (02/10) e Ibope (29-30/10) indicaram nova redução no número de eleitores pensando. São votantes que, na pesquisa espontânea, votam branco, nulo, não sabem ou não responderam.

Ler mais