brasil-politica

Câmara e Senado elegem novo presidente

Imprimir

O Congresso retoma suas atividades na quinta-feira (02/02). Serão eleitos os presidentes da Câmara e do Senado, além dos demais cargos da Mesa nas duas Casas.

Na Câmara, de acordo com cronograma anunciado em dezembro, o registro das candidaturas pode ser feito até as 23 horas do dia 1º de fevereiro. Rodrigo Maia (DEM-RJ) é o favorito e deve ser reeleito. No Senado, o líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE), é o nome mais forte na disputa.

A eleição para o comando da Câmara e do Senado não deve deixar nenhuma sequela grave na base aliada. Mesmo que surjam descontentamentos pontuais, o governo tem condições de revertê-los rapidamente.

TENDÊNCIA: Eleição de Rodrigo Maia e Eunício Oliveira

Governo encaminha Reforma Trabalhista ao Congresso

O governo pode encaminhar, esta semana, proposta de Reforma Trabalhista ao Congresso Nacional.

Em entrevista à imprensa, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que as linhas mestras do projeto podem ser resumidas em cinco aspectos: a valorização dos acordos trabalhistas; a jornada de meio turno de trabalho; a ampliação do tempo do contrato temporário de 90 para 120 dias, prorrogáveis por mais 120; e a eleição de representantes dos trabalhadores por empresa.

Há ainda dois projetos sob exame dos parlamentares. Na Câmara, um deles prevê que acordos trabalhistas possam prevalecer sobre o que determina a legislação. Outro, no Senado, trata da regulamentação do trabalho terceirizado.

TENDÊNCIA: Discussão longa no Congresso, que pode interferir na Reforma da Previdência

Loading Facebook Comments ...

Artigos relacionados

Sem dinheiro para os rábulas


O Estadão publicou no último dia 27 de março levantamento sobre a posição de 14 candidatos à Presidência da República em relação à possibilidade de prisão em segunda instância. A chamada esquerda votou contra a atual, e frágil, jurisprudência.

Ler mais

O Sistema Político Brasileiro faliu e precisa ser reinventado


O Sistema Político Brasileiro, por razões estruturais e operacionais de suas instituições, é um dos mais complexos, fragmentados, caros e ineficientes do mundo. Ademais, o Parlamento convive diuturnamente com episódios de corrupção, vulnerabilidade aos lobbies e captura pelo Executivo.

Ler mais

Os ratos da Lava-Jato e o apartheid carcerário


Quando decidiram que era tarde da noite para decidir sobre a prisão em segunda instância, os juízes da Suprema Corte abriram uma brecha para a soltura dos meliantes do erário. Se decretarem a alforria de ladrões graúdos, os onze supremos sufetas estarão sepultando a Lava-Jato.

Ler mais

A lógica do paternalismo e o Estado controlador


A influência que a esquerda exerce sobre as redações, a academia e o mundo artístico propaga conceitos ideológicos como se fossem verdades certificadas. Quem discorda é patrulhado por “especialistas” arregimentados pela mídia em geral – que, mais das vezes, busca quem confirme sua tese.

Ler mais