operacao-lava-jato

URGENTE: Lula condenado por Moro

Imprimir

O ex-presidente Lula foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e seis meses de prisão. Segundo Moro, Lula recebeu R$3,7 milhões de propina da OAS, no triplex do Guarujá. O ex-presidente pode recorrer em liberdade. Segundo Moro, o líder petista não será preso para evitar maiores traumas, apesar das evidências de tentativa de destruição de provas e intimidação de terceiros.

O juiz destacou na sentença que o réu adotou táticas de intimidação. “Aliando esse comportamento com os episódios de orientação a terceiros para destruição de provas, até caberia cogitar a decretação da prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.”

Mas o magistrado considerou. “Entretanto, considerando que a prisão cautelar de um ex-presidente da República não deixa de envolver certos traumas, a prudência recomenda que se aguarde o julgamento pela Corte de Apelação antes de se extrair as consequências próprias da condenação. Assim, poderá o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentar a sua apelação em liberdade.” (Estadão)

Veja a repercussão nos veículos de comunicação:

A sentença foi dada, a defesa de Lula entrará com apelação e o ex-presidente seguirá em liberdade. No entanto, além do processo do Triplex Lula é réu de outras quaro ações da Lava-Jato por crimes como obstrução de justiça, crimes de corrupção, lavagem, tráfico de influência e organização criminosa.

Com informações de Estadão e Folha.

Loading Facebook Comments ...

Artigos relacionados

Reflexões sobre tendências do próximo Congresso


Salvo mudanças inesperadas no humor do eleitorado, a tendência será de reeleição entre 60% e 70% da atual Câmara dos Deputados – um dos mais altos das sete últimas eleições – o que poderá levar para a próxima legislatura as práticas e os vícios da atual composição legislativa.

Ler mais

A salvação de Lula interessa a muita gente. E pode vir pelo STF


Duas circunstâncias distintas concorrem para livrar o ex-presidente Lula da prisão. Uma delas passa pelo STF (Supremo Tribunal Federal), mais exatamente pelo juiz Dias Toffoli. Outra, pelos inúmeros suspeitos graúdos de rapinarem o erário…

Ler mais

O banco de reservas Petista


A condenação de Lula em segunda instância, de maneira unânime, pelo TRF-4, inviabiliza o caminho do ex-presidente ao Palácio do Planalto. O PT tem traçada a estratégia de manter a candidatura de Lula até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impedi-lo de disputar o Planalto novamente, como preveem

Ler mais