eleicoes-2018

SUCESSÃO 2018 (III): Lula lidera segundo turno, mas cenário está indefinido

Imprimir

As simulações de segundo turno de hoje são favoráveis ao ex-presidente Lula (PT). Ele venceria qualquer candidato do PSDB (ver tabela abaixo) e Jair Bolsonaro (PSC). Porém, está numericamente atrás nos cenários em que enfrenta Marina Silva (REDE) e Sérgio Moro. Isso mostra a disposição do eleitorado em votar num candidato out-sider. Também há um elevado número de brancos, nulos e indecisos (entre 20% a 30%, dependendo do cenário).

lula segundo turno

Para quem tem dúvidas da densidade eleitoral de João Doria (PSDB), basta observar a tabela acima. Doria possui numericamente mais intenção de voto que Aécio Neves ou Geraldo Alckmin, mesmo sendo menos rejeitado e conhecido. Nota-se também que Jair Bolsonaro teria hoje mais potencial eleitoral que Aécio e Alckmin.

Lula x “anti-política”

Caso seja novamente candidato ao Palácio do Planalto, a tendência é que Lula tenha uma vaga no segundo turno. Na conjuntura atual, o mais provável é que o ex-presidente enfrente alguém que represente a “anti-política” com um perfil mais conservador (Doria, Bolsonaro ou Moro). Apesar da vantagem de Lula, a disputa está indefinida, pois além da elevada rejeição do petista, há muitos eleitores localizados entre brancos, nulos e indecisos.

Embora tenha saído das eleições municipais de 2016 como grande vitorioso, o PSDB, caso não opte pela candidatura de Doria, poderá ficar de fora do segundo turno.

Veja os demais cenários e outras análises sobre a sucessão presidencial:

Sucessão 2018: Lula cresce e Bolsonaro entra na disputa pelo segundo lugar

Sucessão 2018 (II): Cenários sem Lula aumenta imprevisibilidade

Loading Facebook Comments ...

Artigos relacionados

Sem dinheiro para os rábulas


O Estadão publicou no último dia 27 de março levantamento sobre a posição de 14 candidatos à Presidência da República em relação à possibilidade de prisão em segunda instância. A chamada esquerda votou contra a atual, e frágil, jurisprudência.

Ler mais

O Sistema Político Brasileiro faliu e precisa ser reinventado


O Sistema Político Brasileiro, por razões estruturais e operacionais de suas instituições, é um dos mais complexos, fragmentados, caros e ineficientes do mundo. Ademais, o Parlamento convive diuturnamente com episódios de corrupção, vulnerabilidade aos lobbies e captura pelo Executivo.

Ler mais

Os ratos da Lava-Jato e o apartheid carcerário


Quando decidiram que era tarde da noite para decidir sobre a prisão em segunda instância, os juízes da Suprema Corte abriram uma brecha para a soltura dos meliantes do erário. Se decretarem a alforria de ladrões graúdos, os onze supremos sufetas estarão sepultando a Lava-Jato.

Ler mais

A lógica do paternalismo e o Estado controlador


A influência que a esquerda exerce sobre as redações, a academia e o mundo artístico propaga conceitos ideológicos como se fossem verdades certificadas. Quem discorda é patrulhado por “especialistas” arregimentados pela mídia em geral – que, mais das vezes, busca quem confirme sua tese.

Ler mais