eleicoes-2018

Meirelles candidato

Imprimir

A notícia de que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, pode ser candidato presidencial em 2018 repercutiu bem no mercado financeiro. Fontes em Wall Street disseram que sua intenção revela, no mínimo, que ele tem confiança de que a economia vai continuar a melhorar no ano que vem.

Para o mercado, a disposição de ser candidato mostra que o ministro já deve ter feito pesquisas testando o seu nome e concluiu que existem chances para um candidato com o seu perfil.

Meirelles pode sair candidato pelo PSD

O mercado avalia, ainda, que por ser uma personalidade conhecida, por ter condições de autofinanciar sua campanha e por ser filiado a um partido de porte médio (o PSD), Meirelles teria condições de tornar consequente sua pretensão de ser candidato. No entanto, existe o receio de que o andamento das reformas no Congresso possa ficar prejudicado com sua situação de “ministro-candidato”.

Teme-se também que o PSDB – que já mantém uma postura ambígua em relação ao governo de Michel Temer (PMDB) – se distancie ainda mais e passe a trabalhar contra a agenda governamental. O fato é que as contradições dos tucanos dão a Meirelles a chance de ser o candidato do centro. Porém, diante de mais uma candidatura de centro, a divisão de forças pode favorecer os extremos.

De acordo com a legislação eleitoral, Meirelles tem até 6 de abril de 2018 para deixar o ministério, caso decida realmente se candidatar.

Loading Facebook Comments ...

Artigos relacionados

A disputa em 2018 também inclui a narrativa politica


A linguagem da política permite identificar o tipo de visão de mundo do interlocutor, tanto do ponto de vista político – se situado à direita ou à esquerda do espectro político – quanto do ponto de vista ideológico, se liberal ou socialista.

Ler mais

Sem dinheiro para os rábulas


O Estadão publicou no último dia 27 de março levantamento sobre a posição de 14 candidatos à Presidência da República em relação à possibilidade de prisão em segunda instância. A chamada esquerda votou contra a atual, e frágil, jurisprudência.

Ler mais

O Sistema Político Brasileiro faliu e precisa ser reinventado


O Sistema Político Brasileiro, por razões estruturais e operacionais de suas instituições, é um dos mais complexos, fragmentados, caros e ineficientes do mundo. Ademais, o Parlamento convive diuturnamente com episódios de corrupção, vulnerabilidade aos lobbies e captura pelo Executivo.

Ler mais

Os ratos da Lava-Jato e o apartheid carcerário


Quando decidiram que era tarde da noite para decidir sobre a prisão em segunda instância, os juízes da Suprema Corte abriram uma brecha para a soltura dos meliantes do erário. Se decretarem a alforria de ladrões graúdos, os onze supremos sufetas estarão sepultando a Lava-Jato.

Ler mais